Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Santos Dumont

Alberto Santos-Dumont [1873-1932] já morava em Paris em fins do século XIX, cidade onde completara seus estudos. Encantou-se pelas incursões aéreas que então entusiasmavam balonistas e desafiavam aqueles que acreditavam nas possibilidades de um aparelho mais pesado que o ar. Jovem com notável habilidade prática e talento para a engenharia, ele rapidamente aprendeu a construir seus próprios balões, sendo o primeiro batizado de Brasil. Aventurou-se com os dirigíveis, e os céus de Paris testemunharam alguns acidentes e muitos sucessos. Circundando a Torre Eiffel em outubro de 1901 com o dirigível 6, Santos Dumont foi ovacionado pela multidão e acabou ganhando o prêmio de cem mil francos oferecido pelo empresário Deutsch de La Meurthe.

Seu maior feito, no entanto, ocorreria em novembro de 1906: após realizar voos mais curtos, no mês de outubro, Santos-Dumont faria o 14-Bis, seu aeroplano mais pesado que o ar, voar 220 metros a mais de seis metros de altura no campo de Bagatelle, em Paris - o primeiro recorde da aviação.

A Agência Nacional possui alguns registros, em filmes e fotos, da trajetória do inventor brasileiro. No início dos anos 1960, um cinejornal é produzido para exibição em cinemas em homenagem ao criativo construtor, que terminou em profundo desgosto com a própria invenção.

Fim do conteúdo da página