Apresentação
Exposições Virtuais do Arquivo Nacional é uma iniciativa de difusão de seu acervo, fundamental para o princípio democrático de acesso à informação pública e para a pesquisa em inúmeros campos do conhecimento.
Desde 1989 o Arquivo Nacional promove exposições com amplo leque temático e cronológico de forma a divulgar o acervo, compreendido entre o século XVI até nossos dias e composto por documentos textuais, audiovisuais, cartográficos e de livros raros, bem como a preservação, a descrição e outras práticas arquivísticas subjacentes a esses produtos. As curadorias dessas mostras, exibidas em diversos espaços culturais brasileiros, estabelecem possibilidades interpretativas que transcendem a organização original dos documentos. Imagens da mulher brasileira, Estampas do Rio, Viagens italianas, Capitais da Bossa Nova são algumas das muitas exposições que o Arquivo Nacional organizou no âmbito da produção de conhecimento científico e cultural.
A remontagem em meio virtual recupera a memória das exposições realizadas nas últimas décadas e amplia as fronteiras de acesso à Instituição alcançando novos e diversificados públicos. O site Exposições Virtuais no Arquivo Nacional permite também a edição de exposições criadas exclusivamente para ambiente digital, a exemplo de Brasil, Japão; Estado Novo, A imprensa alternativa no acervo do Sistema Nacional de Informações 1964-1985, entre outras.
Disponível no portal do Arquivo Nacional, com novo design, Exposições Virtuais é um convite a todos para conhecer seu extenso acervo e os projetos culturais realizados pela instituição.