Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rivalidades em campo

Qual o seu jogo inesquecível? Aquele que você guarda na memória e conta nas rodas de amigos com todos os detalhes? Aquele que você lembra onde, com quem estava e o que fazia?

O Maracanã, ao longo das décadas, tem nos brindado com partidas memoráveis... Neste módulo, você verá algumas delas, que perpassam as décadas de 1950, 1960 e início de 1970, ou seja, a juventude do então maior estádio do mundo!

Finais de campeonato estarão presentes, afinal são elas que perpetuam “heróis” e “vilões” para a posteridade. O torcedor, ao sair de casa para o jogo decisivo, já está tomado pela adrenalina de que poderá fazer parte da história do seu time... Uma cerveja com os amigos, um bate-papo caloroso sobre qual seria a escalação mais adequada e a discussão sobre que time tem mais chances de levantar a taça ocupam mentes e corações. Quem consegue dormir na véspera quando se está a um passo da consagração?

Mas não são apenas as finais que ficam marcadas para sempre. Uma goleada inesperada, um gol antológico, a estreia de um jogador que se tornaria uma lenda, uma marcante defesa de pênalti, um “herói” improvável, uma briga generalizada... Esses são alguns outros fatores que fazem uma partida ficar gravada na nossa memória.

Com o Maracanã, o país inteiro ganhou um símbolo de grandiosidade perante o mundo. O Santos, em uma época áurea, passou a mandar seus jogos mais importantes no estádio, com Pelé reinando sobre ele. A Copa Rio, importante competição internacional, ocorre lá apenas um ano depois da Copa do Mundo de 1950. Isso nos dá a dimensão de que o Maracanã era, mundialmente, um estádio de enorme importância.

Os times do Rio de Janeiro, em especial, herdaram um palco gigantesco para mandarem seus jogos. Uma grande mudança esportiva para o futebol carioca, em termos de público, visibilidade e arrecadação. Com craques dentro de campo e uma multidão nas arquibancadas, foram escritos belíssimos capítulos de rivalidades históricas.

Fim do conteúdo da página