Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Seleção brasileira

A relação entre a seleção brasileira e o Maracanã não começou bem. Apesar dos resultados expressivos durante a Copa do Mundo de 1950, a dolorosa derrota para o Uruguai no último jogo do torneio ficou entranhada na memória coletiva dos brasileiros por um termo que faz referência ao estádio: o Maracanazzo. No entanto, ao longo dessa história de mais de setenta anos, a seleção brasileira foi extremamente vitoriosa no gramado do Maraca.

Lá, a seleção viveu grandes momentos de sua gloriosa trajetória. O Brasil foi campeão de importantes competições, como as copas América de 1989 e 2019, e a Copa das Confederações de 2013, e venceu diversos torneios contra vizinhos sul-americanos e países europeus. O estádio também foi o palco da partida em que o Brasil conquistou pela primeira vez a medalha de ouro olímpica, nos Jogos Rio 2016. Além disso, a seleção obteve lá inúmeras vitórias em eliminatórias para copas do mundo e em partidas amistosas.

Entre as décadas de 1950 e 1970, o Brasil jogou diversas vezes no velho Maracanã, em partidas que ficaram marcadas na história do futebol brasileiro. O Maraca foi palco de exibições de gala e jogos memoráveis, muitas vezes com a presença de grandes públicos. Além disso, foi o estádio onde nossos maiores craques tiveram atuações inesquecíveis vestindo a camisa da seleção. Pelé, Garrincha, Didi, Tostão, Nilton Santos e muitos outros brilharam no Maracanã jogando com a camisa verde e amarela. E, de fato, assim tinha de ser. O Maracanã nasceu para ser o grande palco do futebol brasileiro e foi o principal estádio a receber jogos da seleção.

Após a Copa do Mundo de 1950, o maior do mundo manteve viva a rivalidade entre seleções sul-americanas, ao abrigar jogos válidos por quatro torneios regionais: a Copa Roca, contra a Argentina; a Copa Rio Branco, contra o Uruguai; a Taça O’Higgins, contra o Chile; e a Taça Oswaldo Cruz, contra o Paraguai. Também foram realizadas partidas da Taça do Atlântico, que envolviam Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e da Copa América, que reúne todas as seleções da América do Sul, além de inúmeros outros jogos, amistosos ou comemorativos, em que torcida e jogadores entraram em uma sintonia que só é possível no Maracanã.

Em resumo, apesar de um começo amargo, o Maracanã consolidou-se ao longo das décadas como um estádio que abrigou triunfos e títulos do Brasil. Nesta exposição estão reunidos registros de alguns desses jogos e competições, que consolidaram o estádio como o grande palco de glórias da seleção brasileira em território nacional.

Fim do conteúdo da página